Para ler em inglês

Munida de uma câmera exclusiva que detecta poluentes invisíveis, uma equipe percorreu sete estados brasileiros, revelando a devastação das comunidades afetadas pela contaminação ambiental e destacando sua resiliência. Este vídeo também está disponível em espanhol e inglês.

Os Impactos do petróleo e gás e os movimentos sociais para detê-los no Brasil

De 16 de abril a 9 de maio de 2023, uma equipe de especialistas, jornalistas e defensores percorreu os vastos territórios do Brasil – abrangendo os estados do Nordeste, o movimentado Rio de Janeiro e o pitoresco Sul – documentando evidências dos danos causados ​​pela poluição causada pelas instalações de combustíveis fósseis do país. A Earthworks conduziu investigações de campo em 42 locais de petróleo e gás, carvão e manufatura em 22 municípios em 7 estados. A investigação captura visualmente os impactos prejudiciais de empresas como a Petrobras e a 3R Petroleum, mas também narra a resistência de comunidades indígenas, negras e outras comunidades da linha de frente.

Os defensores de campo da Earthworks conduzem investigações usando câmeras de imagem óptica de gás, tecnologias de ponta e verificadas de forma independente, capazes de detectar compostos orgânicos voláteis (VOCs) perigosos para a saúde, incluindo tóxicos conhecidos causadores de câncer e gases de efeito estufa, como o metano. Este gás é 80 vezes mais potente no aquecimento atmosférico que o CO2, e as fugas ocorrem durante operações rotineiras de petróleo e gás, ou devido a equipamentos defeituosos, acidentes e liberações intencionais por parte dos operadores. Cada defensor de campo da Earthworks também é certificado para analisar os dados capturados pelas câmeras OGI.

Mergulhe na nossa jornada, onde as imagens das emissões, dos impactos da mineração e das manobras corporativas ganham vida, incitando-nos a reconsiderar o verdadeiro custo do nosso consumo de energia.

As conclusões desta investigação desafiam as narrativas predominantes e lançam luz sobre o impacto prejudicial da indústria nas comunidades locais e no meio ambiente, e exigem uma reavaliação da estratégia energética de longo prazo do Brasil. As descobertas concluem que as emissões de metano e de compostos orgânicos voláteis (COV) perigosos para a saúde não são bem regulamentadas e estão poluindo toda a cadeia de abastecimento de petróleo e gás no Brasil. Colocado em termos humanos, isto significa que as políticas governamentais que apoiam a expansão do petróleo e do gás estão aumentando a probabilidade de impactos na saúde, tais como irritação nos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça e efeitos no sistema nervoso, danos em órgãos (incluindo rins, cérebro, fígado e pulmões) e vários tipos de cancer – muitas vezes em comunidades historicamente marginalizadas. Os danos climáticos desta poluição incluem o aumento da exposição a ondas de calor, inundações, secas e outros eventos extremos, aumento da incidência de doenças infecciosas, degradação da qualidade do ar, dos alimentos e da água, aumento de conflitos e escassez de recursos, e aumento do estresse mental, saúde e bem-estar – inclusive para as pessoas que não estão imediatamente na linha de frente da infraestrutura de combustíveis fósseis.

Nosso relatório do Brasil está abaixo…

Descobertas no Brasil

Área/Região pesquisada

  • Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe)
  • estado do Rio de Janeiro
  • Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul)

Principais parceiros na colaboração

  • O Instituto Internacional Arayara é uma parceria sem fins lucrativos entre cientistas, engenheiros, planejadores urbanos e ambientalistas com conexões com organizações ambientais e de justiça climática em todo o Brasil e em toda a América Latina, bem como laços estreitos com comunidades indígenas e negras (grupos de pescadores e quilombolas) e moradores de áreas impactadas. comunidades.

Evidências coletadas

Imagens Ópticas de Gás: As imagens das emissões de poluição foram provenientes de baterias, de tanques, poços, refinarias e usinas termelétricas movidas a carvão. Foi obtida documentação fotográfica adicional dos impactos visíveis de partículas de mineração e rejeitos.

As investigações incluíram instalações de propriedade da Petrobras, 3R Petroleum e outras que compraram nos leilões baratos da Petrobras durante o governo Bolsonaro; Instalação offshore de gás da KDP (Turquia) na Baía de Sepetiba; CSN – maiores siderúrgicas do país; Ternium Brasil – empresa de ferro fundido, diversas termelétricas a carvão e siderúrgicas no Nordeste, com porto; e um dos maiores complexos petroquímicos do sul do Brasil.

Petrobras – Floating Storage Regasification Unit, RJ, Brazil
Carmo Energy – Estação Coletora de Oiteirinhos II, Sergipe, Brazil
Petrobras Refinery Alberto Pasqualini, Rio Grande do Sul, Brasil