Families on the front lines of mining, drilling, and fracking need your help. Support them now!

Para ler em inglês

Munida de uma câmera exclusiva que detecta poluentes invisíveis, uma equipe percorreu sete estados brasileiros, revelando a devastação das comunidades afetadas pela contaminação ambiental e destacando sua resiliência. Este vídeo também está disponível em espanhol e inglês.

Os Impactos do petróleo e gás e os movimentos sociais para detê-los no Brasil

De 16 de abril a 9 de maio de 2023, uma equipe de especialistas, jornalistas e defensores percorreu os vastos territórios do Brasil – abrangendo os estados do Nordeste, o movimentado Rio de Janeiro e o pitoresco Sul – documentando evidências dos danos causados ​​pela poluição causada pelas instalações de combustíveis fósseis do país. A Earthworks conduziu investigações de campo em 42 locais de petróleo e gás, carvão e manufatura em 22 municípios em 7 estados. A investigação captura visualmente os impactos prejudiciais de empresas como a Petrobras e a 3R Petroleum, mas também narra a resistência de comunidades indígenas, negras e outras comunidades da linha de frente.

Os defensores de campo da Earthworks conduzem investigações usando câmeras de imagem óptica de gás, tecnologias de ponta e verificadas de forma independente, capazes de detectar compostos orgânicos voláteis (VOCs) perigosos para a saúde, incluindo tóxicos conhecidos causadores de câncer e gases de efeito estufa, como o metano. Este gás é 80 vezes mais potente no aquecimento atmosférico que o CO2, e as fugas ocorrem durante operações rotineiras de petróleo e gás, ou devido a equipamentos defeituosos, acidentes e liberações intencionais por parte dos operadores. Cada defensor de campo da Earthworks também é certificado para analisar os dados capturados pelas câmeras OGI.

Mergulhe na nossa jornada, onde as imagens das emissões, dos impactos da mineração e das manobras corporativas ganham vida, incitando-nos a reconsiderar o verdadeiro custo do nosso consumo de energia.

As conclusões desta investigação desafiam as narrativas predominantes e lançam luz sobre o impacto prejudicial da indústria nas comunidades locais e no meio ambiente, e exigem uma reavaliação da estratégia energética de longo prazo do Brasil. As descobertas concluem que as emissões de metano e de compostos orgânicos voláteis (COV) perigosos para a saúde não são bem regulamentadas e estão poluindo toda a cadeia de abastecimento de petróleo e gás no Brasil. Colocado em termos humanos, isto significa que as políticas governamentais que apoiam a expansão do petróleo e do gás estão aumentando a probabilidade de impactos na saúde, tais como irritação nos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça e efeitos no sistema nervoso, danos em órgãos (incluindo rins, cérebro, fígado e pulmões) e vários tipos de cancer – muitas vezes em comunidades historicamente marginalizadas. Os danos climáticos desta poluição incluem o aumento da exposição a ondas de calor, inundações, secas e outros eventos extremos, aumento da incidência de doenças infecciosas, degradação da qualidade do ar, dos alimentos e da água, aumento de conflitos e escassez de recursos, e aumento do estresse mental, saúde e bem-estar – inclusive para as pessoas que não estão imediatamente na linha de frente da infraestrutura de combustíveis fósseis.

Nosso relatório do Brasil está abaixo…

Descobertas no Brasil

Área/Região pesquisada

  • Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe)
  • estado do Rio de Janeiro
  • Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul)

Principais parceiros na colaboração

  • O Instituto Internacional Arayara é uma parceria sem fins lucrativos entre cientistas, engenheiros, planejadores urbanos e ambientalistas com conexões com organizações ambientais e de justiça climática em todo o Brasil e em toda a América Latina, bem como laços estreitos com comunidades indígenas e negras (grupos de pescadores e quilombolas) e moradores de áreas impactadas. comunidades.

Evidências coletadas

Imagens Ópticas de Gás: As imagens das emissões de poluição foram provenientes de baterias, de tanques, poços, refinarias e usinas termelétricas movidas a carvão. Foi obtida documentação fotográfica adicional dos impactos visíveis de partículas de mineração e rejeitos.

As investigações incluíram instalações de propriedade da Petrobras, 3R Petroleum e outras que compraram nos leilões baratos da Petrobras durante o governo Bolsonaro; Instalação offshore de gás da KDP (Turquia) na Baía de Sepetiba; CSN – maiores siderúrgicas do país; Ternium Brasil – empresa de ferro fundido, diversas termelétricas a carvão e siderúrgicas no Nordeste, com porto; e um dos maiores complexos petroquímicos do sul do Brasil.

Petrobras – Floating Storage Regasification Unit, RJ, Brazil
Carmo Energy – Estação Coletora de Oiteirinhos II, Sergipe, Brazil
Petrobras Refinery Alberto Pasqualini, Rio Grande do Sul, Brasil